Não por obras para que ninguém se glorie mas, pela graça, evidente que boas obras são resposta a salvação e não a causa dela, o elemento que deixa evidente as marcas de uma conversão verdadeira, é santificação.
A santificação é aquela operação espiritual interna que o Senhor Jesus realiza em nós através da pessoa do Espírito Santo.
1 Santificação é “Obra” e não “Ato” é contínua , Regeneração e justificação são um ato, a santificação começa na regeneração até o dia da morte , em sua regeneração ou conversão os primeiros pecados abandonados são a incredulidade, orgulho, e idolatria e conforme o seu aprimoramento espiritual outras praticas pecaminosa ocultas vão ser confrontas pela palavra e abandonadas , a medida em que nos tornamos mais maduro na fé, nós nos aperfeiçoaremos na santidade, sem a qual ninguém vera Deus, e então podemos dizer que ela é o efeito de aprimoramento, o desenvolvimento da salvação tendo como resultado mortificação e queda do pecado.
A mesma não pode ser alcançada por qualquer indivíduo, é onde muitos não cristãos tem falhado, o Maximo que podem alcançar é senso de moralidade frágil, que pode ser facilmente abalado, a santificação é uma ação conjunta entre Deus e o homem, no sentido em que é uma obra inexecutável sem graça, pode se tornar um fardo moral maior do que se consiga suportar, é responsabilidade humana e uma resposta ao chamado divino mas só pode ser executada com Operação conjunta com Espírito Santo.
Duas coisas temos que ter em mente não nos tornaremos perfeitos em um sentido de eliminarmos o pecado completamente nesta vida, nossa santificação não será completa nesta terra não alcançaremos em vida,porém outra verdade deve ser ressaltada, não mas escravos do pecado, não pecadores, mas posicionalmente Santos não podemos permitir que o pecado reine em nossos corpos pois agora Cristo reina em nós. (Rm 6.11), (Rm 6.14). A santificação acontece nos filhos adotivos e regenerados através da graça .
Graça ela é capacitadora do homem, o que a graça faz por nós podemos ver Efésios 2 a fé salvadora vem de Deus pela graça, sem a graça não temos condições de se reconciliar, estávamos em condenação sem méritos com Deus.”Ato de resgatar o pecador que não tem condições” Deus nós sustenta e nos capacita pela graça, garante a nossa salvação, a graça é contínua , nos garante do inicio ao fim, dinâmica, da forças para seguir em santidade, é transformadora .
Deus começa a vida em nos e da força para continuarmos caminhando nesta vida( Manifesta de forma capacitadora) nos ocasiona parte da natureza divina ninguém ao receber a graça continua parado em uma vida de pecado mas passa pelo novo nascimento .
Mas e a responsabilidade humana? Oque o homem faz pela graça ? 2 Pedro 3.18 crescer na graça e no conhecimento é responsabilidade nossa , esforço e esforço ao Maximo para aplicar todos os princípios de Deus nas nossas vidas aplicar cada grama de dedicação com diligência.
Comentários
Postar um comentário