Seu Madruga e a difícil missão de amar seus inimigos

  



 Sem duvidas amar alguém que nós faz o mal, não é fácil e é justamente neste ponto que muitos cristãos tem tropeçado afinal é muito mais fácil pagar o mal com o mal,  é comum em nossa natureza querer revidar, guardar mágoa e rancor.
  O amor é a grande característica do evangelho, é um ponto onde se exige muito da nossa atenção e dedicação, isso define de maneira clara o cristão e os que não tem o amor de cristo em suas vidas,  porém  pode ser também o ponto fraco dos nossos corações , como eu posso fazer para amar aquele individuo que tanto me prejudicou ? É  a pergunta que ecoa nos nas mentes e corações de muitos .
  Alguns tem o que eu chamo com síndrome do Sr.Madruga , sim o querido e carismático personagem  de Chaves, de quem você já deve ter tomado as dores ,talvez, se for um fã da serie,  que com belas frases que se tornaram conhecidas como “ A vingança nunca é plena mata a alma e a envenena “ ou  “As pessoas boas devem amar seus inimigos”  cativou  muitos, frases dignas de uma profunda reflexão,  essa ultima em especial,  que é bem semelhante ao que Jesus já havia dito  MT 5. 43-48  que nós mostra exatamente o que precisamos fazer , quantas ? Inúmeras  vezes  vimos o Madruguinha ser   heroicamente esbofeteado  pela Dona Florinda, muitas vezes sem  culpa alguma, ainda sim agüentou calado sem  revidar , Bravo! Porém amar os inimigos é uma questão muito mais ampla exige uma sondagem interior, para um diagnostico mais completo,  amar os inimigos não quer dizer,  ser indiferente  ou não pagar na mesma moeda.
  O assunto é mais delicado se trata de retribuir o mal com o bem, “ Ouvis o que foi dito : Olho por olho dente por dente. Eu porém, vos digo: Não resistais ao perverso” Mt  5.38-39 isso sem duvidas causa um contraste com a cultura e  o com nosso  falho senso de justiça, mas quem melhor do que Cristo para nos ensinar , e mostrar as nossas falhas, que nós mesmo  não  conhecíamos em nossos corações  em relação ao que Deus propõem, Jesus nós mostra como devemos  nós colocar nas situações cotidianas em relação ao nosso convívio pessoal com outras pessoas, e as vezes é preciso cutucar nossas feridas!   Sim difícil porém possível  claro que não podemos aplicar esse ensinamento de maneira leviana ou de maneira mecânica sem que o nosso coração seja realmente tocado, tentar agir de forma moralmente  correta  sendo que não se enraizou em nosso interior. Não dá !       
        Sr. Madruga tem antipatia por Dona Florinda devido as varias vezes que foi  esbofeteado e também pela forma agressiva e bruta  que a mamãe do Kiko apresenta,  aparentemente isso não é grave  e sim algo natural pela diferença de personalidade  que se possui  é isso que também define nosso ciclo social  as pessoas com quem nos relacionamos  “ Aquelas quais  escolhemos para amar  “ pois parece  mais simples e lógico, mas quem não tem em sua vida uma Dona Florinda? Não necessariamente alguém que o agride fisicamente, mais que capaz tirar você do serio, ou agride verbalmente, basicamente  aquela pessoa que você  pode rotular  como hostil,  ou que te persegue, é  justamente aquele pessoa que você pensou que  torna  ama –la  uma missão difícil, hoje não é só difícil amar aos nossos  ofensores  mas  há qualquer um que não se enquadre no nosso grupo social, isso se deve ao nosso  método  de amar  baseados em interesses 
     Praticar o amor é muito diferente de apenas falar  dele, muitas pessoas  são capazes de falar sobre o assunto mais não capazes de por em ação,  pois tudo é distorcido pela nossa  visão do que é certo ou errado  colocando o bem estar pessoal a cima  do que é sensato. A forma com que amamos é manifestada com base na conduta de outros em relação a nos mesmo, tornando difícil se desligar daquilo que fizeram contra o seu “eu”  sempre estaremos aptos a reagir  ao  que  estiverem fazendo para o nós se possível em medida igual, enquanto vivermos pra só  nós  mesmos  será complicado, manter-se enraivecido  com alguém  pode afetar o conviveu com outras  pessoas se tornando clico continuo de raiva   Ex: Chaves ou kiko  aprontam  algo seu Madruga belisca kiko, Florinda bate em seu Madruga que desconta em Chaves .
      Tem que existir  perdão não somente ocasional mas constante 70x7 o perdão seria a porta inicial, sem ele se torna falha a missão de amar  pois afeta diretamente , se não perdoamos  tendemos a acumular magoas e rancores 
 Orar por ela é a melhor  forma de amarmos  alguém , 44  Eu porém vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Ore também possa capacitá-lo a cumprir essa missão pode disse Jesus sede prefeito como o Pai é perfeito.                        


    

Comentários